Você sabia que o corpo pode ficar mais propenso a alergias após fim da quimioterapia?

Você sabia que o corpo pode ficar mais propenso a alergias após fim da quimioterapia?

O corpo pode ficar mais propenso a alergias após o fim do tratamento com quimioterapia,isso é reflexo da recuperação do sistema imunológico.

Afetado pelas medicações utilizadas na quimioterapia, utilizada para combater o câncer, o sistema imunológico vai se recompondo ao longo dos meses após o fim do tratamento. Nesse processo, podem aparecer as alergias. “Para entender esse processo, uso como exemplo o sistema imunológico das crianças. A alergia é mais comum em crianças, porque seu sistema imune ainda é imaturo”. “Durante o tratamento com quimioterapia, a pessoa fica suscetível a infecções porque está imunodeprimida. Ao fim do tratamento, o sistema imune vai se recuperando e, nesse caminho, pode haver algum tipo de alteração e aparecerem as alergias”. O sistema imunológico é um dos órgãos mais afetados pela quimioterapia,não só esse tipo de tratamento, mas também o próprio câncer desorganiza a resposta imunológica do corpo. “Uma das funções do sistema imunológico é ser uma sentinela contra doenças neoplásicas. Alguns tipos de câncer sugerem falha de algum mecanismo imunológico”. Boca inchada, placas no corpo que coçam, palmas das mãos avermelhadas. Esses são exemplos de algumas reações alérgicas. Caso surjam esses ou sintomas similares, orienta que se busque um alergista ou, em situações críticas, o pronto-socorro para que seja feita a confirmação do diagnóstico de alergia. “O primeiro passo é: o sintoma parece alergia? Se coça, incha, fica vermelho procure um médico. Ele irá fazer o diagnóstico sindrômico, que define o tipo de sintomas. A partir disso, qual o mecanismo envolvido e qual teste poderá ser feito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *